Mas gente, Xiaomi é bom? Não trava? | Artigo escrito por um fã da marca

Como muitas pessoas estão comprando Xiaomi e é a primeira vez com MIUI, vou dar alguns dicas sobre o sistema, a leitura é grandinha...

Mas eu gastei meu tempo escrevendo pra te ajudar, e se você não ler por preguiça, e amanhã tiver problemas contidos aqui, azar o seu😉:
A MIUI é uma versão customizada do Android feita pela Xiaomi. Assim como a Samsung faz com a TouchWiz, a Sony ,LG, e outras empresas.
Pra muita gente isso é sinônimo de “Aí não, vai zoar o Android”. Mas não no caso da Xiaomi.

Pra muitos, eu incluso, a MIUI é a melhor experiência baseada no Android feita por fabricante, melhor inclusive que o Android One(puro) desenvolvido pela Google. Logo, vale muito a pena usar os dispositivos Xiaomi.

Fazendo um comparativo, é comum ver telefones Xiaomi com o mesmo hardware ou até inferior a similares de outras empresas, terem rendimento superior na duração da bateria, e na fluidez do sistema. 
 
Além disso, a Xiaomi tem um programa de Beta teste, no qual o usuário pode se inscrever e obter atualizações mais rápido. Poucas empresas atualizam com tanta frequência e qualidade como a Xiaomi, e certamente as grandes do mercado não estão nessa lista.
Dicas de como proceder:
– CRIE sua conta MI. A conta da Xiaomi dá acesso à um sistema de proteção fantástico, e dificilmente teu telefone será invadido. Eu fui assaltado e recuperei meu antigo MI Max 2 após uma semana;
– Ao criar uma conta Xiaomi, crie através do e-mail. Só após associe um telefone. Usuários que criam diretamente através de um número têm problemas quando esquecem e trocam de número, ficando o antigo ainda como titular da conta e impedindo o seu uso com outras linhas;
– Toda vez que receber atualizações, FAÇA. Atualizações estáveis da Xiaomi são feitas após diversas experiências com usuários das versões Beta. Se você é daqueles que acha que atualização piora, perca o ranço, pq essa empresa sabe melhorar um sistema;
“Ai mas meu amigo atualizou e a bateria tá durando menos, tem bug, blablablá”:
Algumas vezes, atualizações via OTA(Over The Air, essas que você baixa por wi-fi) têm problemas no download.
 Uma oscilação na tua rede ou falta de qualidade pode gerar pequenas alterações no pacote baixado. Como então garantir que a atualização seja bem feita, e rode lisa como a galera relata, sem os problemas que alguns cismam que têm?
– Se a atualização é de mudança de versão (MIUI 9 pra 10, Android 8 pra 9) o ideal é fazer uma formatação de fábrica ANTES E DEPOIS do update. Fazer isso é fácil, nas preferências do sistema (não vou ficar explicando pra não ficar grande demais, mas é fácil descobrir no grupo). Caso sejam atualizações pontuais, faça pelo menos uma depois.
“Allan, fiz o que você disse mas meu telefone continua com um bug estranho que ninguém tem”
Nesse caso, tua ROM pode ter um defeito irrecuperável no download. Pesquise no grupo sobre a ferramenta Mitools, ela te ajuda a instalar facilmente a última versão da ROM diretamente do site da Xiaomi. Essa instalação faz uma formatação externa e limpa, não esqueça de fazer backup dos teus dados.
“MAS GENTE, E A TAL DA GCAM????”

“QUE DIABOS É ISSO DE CÂMERA NATIVA? AONDE BAIXA?”
 
– Câmera nativa é a câmera do teu Smartphone. É só clicar nesse iconezinho, tirar foto e ser feliz, hehehe;
– A GCam, a famosa câmera do Google rsrsrs…..
Vamos lá:
 
A “Câmera do Google” é o aplicativo de câmera nativa que vem nos smartphones desenvolvidos pela Google, a linha Pixel.
Ele tira do hardware ( o sensor da lente) uma qualidade excepcional, e quase todo lançamento de Pixel estabelece uma nova marca como melhor câmera de Smartphone do mundo.
Como falamos do mesmo sistema (Android), existe a possibilidade de instalar o aplicativo em outros telefones, mas antes disso, você precisa entender alguns pontos:
1) Instalar GCam via APK (aquele arquivo em que você clica e instala) pode até melhorar um pouco(nos casos em que isso é possível), mas não do mesmo jeito quando a instalação é profunda(dando acesso ilimitado ao programa, através de root e mudanças na api).
2) Na maior parte dos casos,  precisa ROtear o telefone (desbloquear acesso ao sistema mais profundamente) e isso vai causar a perda de algumas vantagens em termos de segurança, no caso de um Xiaomi;
3) Pra rotear um Xiaomi, é preciso DESBLOQUEAR O BOOTLOADER (Um treco importante pra segurança que eu citei lá em cima, e não vou detalhar porque nem eu aguento mais escrever, se quiser pesquise no grupo sobre).
 Isso vai te fazer abrir mão de bastante coisa, em termos de segurança e atualização automática;

4) Você comprou um fucking XIAOMI! Quase todos os Smartphones dessa empresa tira fotos ótimas! A GCam melhora? Sem DÚVIDA! Mas você já tem boas fotos e aprendendo a usar o modo manual de sua câmera, vai conseguir resultados muito bons também em condições de baixa luminosidade. E é bem mais fácil aprender a usar uma câmera do que fazer esses procedimentos citados acima
Desculpem o textão, mas se leu ele até aqui, isso significa que você vai deixar de gastar MUITAS HORAS batendo cabeça e reclamando do teu Smartphone.
Eu tenho um Mi8 Lite no momento.

Tenho experiência com sistemas operacionais.
Já instalei modificações em smartphones cabulosos e pouco conhecidos, em sites de língua russa, por não haver em nenhum outro canto.
Já resgatei Xiaomi de amigo que nem a assistência técnica conseguiu resolver.

Eu desbloqueei meu telefone?
Não.
Botei GCam?
Não
Tiro fotos ruins?
Não, porque o telefone é ótimo.
Resumindo, só faça essas coisas se  é entusiasta e/ou quer aprender.
Só de ter um Xiaomi, já tem problemas demais resolvidos em relação às outras marcas, não vá criar nenhum…
 
Este texto foi escrito pelo Allan Coelho, e meio que um desabafo após tantas perguntas chatas e repetitivas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarLeia mais