como formatar um Macbook

Como formatar um Macbook?

como formatar um Macbook

Como formatar um Macbook? De que forma podemos proceder para realizar a formatação de um PC com sistema operacional da Apple? Se é isso que busca aprender, então saiba que chegou ao local certo. Leia com a gente abaixo e aprenda!

Requisitos Necessários

Antes de explicar quais são os passos de como formatar um Macbook, vamos ver qual é a “instrumentação” que você precisa ter para realizar a operação em questão. Encontre tudo listado abaixo:

  • Uma cópia de backup de todos os seus dados;
  • Uma conexão de Internet média rápida (necessária para baixar os arquivos de instalação do macOS dos servidores da Apple);
  • Um pendrive USB com o mínimo de 12GB de armazenamento;
  • O instalador do macOS (você só precisará dele se decidir formatar o computador usando uma chave);
  • Do tempo livre (aproximadamente duas horas).

Como formatar um Macbook?

O primeiro passo de como formatar o Macbook é realizar o backup de seus arquivos e dados para que nada seja perdido.

Agora que você tem um backup dos dados em seu Mac, está finalmente pronto para agir de verdade e descobrir quais etapas você precisa executar para poder formatar seu computador.

Conforme antecipado no início, a operação é viável usando a função de recuperação fornecida pelo macOS e criando uma chave USB com os arquivos de instalação. Para saber mais, continue lendo.

Como formatar um Macbook no modo de recuperação?

Em primeiro lugar, vamos tentar entender como formatar o Mac usando o modo de recuperação, que é normalmente fornecido pelo sistema operacional macOS.

A primeira etapa que você precisa realizar é desligar o computador selecionando o item “Desligar” no menu Apple no canto superior esquerdo.

Depois disso, você deve ligar o Mac novamente e segurar as teclas “cmd + r” no teclado até ver o logotipo da Apple e uma barra de carregamento aparecer no centro da tela.

Em alguns segundos, o menu com os “Utilities” do macOS deve abrir. Entre, portanto, no “Disk Utility”, selecione o disco a formatar (ou seja, o disco rígido ou a unidade SSD do seu Mac) na barra lateral esquerda e clique no botão “Inicializar” localizado na parte superior.

Na janela que se abre, digite um nome para atribuir à unidade no campo apropriado, verifique se o item “APFS” está definido no menu suspenso “Formato” (e se não, você mesmo pode fazer isso) ou, se a opção não for selecionável, escolha “Mac OS estendido”. Em seguida, clique primeiro no botão “Inicializar” e depois no botão “Concluir” para concluir a formatação do disco.

Macbooks em oferta confira as ofertas

 

Agora feche o “Disk Utility”, volte ao menu macOS “Utilities” e selecione o ícone “macOS Reinstall”.

Em seguida, clique no botão “Continuar” duas vezes seguidas, aguarde alguns instantes para que a adequação do seu computador seja verificada com os servidores da Apple e aceite os termos de uso do macOS pressionando o botão “Aceitar” duas vezes consecutivas.

Neste ponto, selecione o disco no qual deseja instalar o macOS (aquele que você formatou agora), clique no botão “Instalar” e aguarde a instalação do sistema operacional ser concluída.

O tempo de espera pode ser considerável, considerando que todo o sistema deve ser baixado da Internet e isso pesa vários GB. A instalação propriamente dita do macOS, por outro lado, leva de 20 a 30 minutos e exige a reinicialização do computador (na verdade, a segunda parte do procedimento é concluída após a reinicialização).

 

Como formatar um Macbook com um Pendrive USB?

Como formatar um Macbook com um Pendrive USB

Se quiser saber como formatar o Macbook porque vai precisar formatar várias unidades e não quer baixar desnecessariamente várias cópias do macOS, você pode criar um pendrive USB com os arquivos de instalação do sistema operacional.

Para fazer isso, recomendamos instalar o “DiskMaker X”, um pequeno aplicativo gratuito que pode criar pen drives para instalar todas as versões mais recentes do macOS. Tudo que você precisa para usá-lo é o instalador do macOS (você precisa baixá-lo na Mac App Store) e um pendrive de 12 GB.

Quando o download do sistema operacional encontrado na Mac App Store estiver concluído, conecte-se ao site do “DiskMaker X” e baixe o software para o seu Mac clicando no link “Download DiskMaker X” localizado no centro da página.

Em seguida, abra o “pacote.dmg” que contém o aplicativo e copie o ícone que está dentro dele na pasta “Aplicativos do macOS”, clique com o botão direito sobre ele e selecione “Abrir” duas vezes seguidas para abrir o “DiskMaker X”.

Agora insira no computador a chave USB na qual deseja copiar os arquivos de instalação do macOS e pressione o botão “Use esta cópia” na janela do programa que foi aberta no desktop.

Se você quiser usar uma versão diferente do macOS, pressione o botão “Use outra cópia” e selecione a correta, você deve encontrá-la na pasta “Aplicativos”.

Em seguida, clique no botão “Uma unidade miniatura USB de 8 GB”, selecione a unidade para a chave USB na qual deseja copiar o sistema operacional e pressione o botão “Escolher este disco”.

Confirme a exclusão de todos os dados da chave clicando nos botões “Apagar” e, em seguida, crie o disco, clique no botão “Continuar” e digite a senha de sua conta de usuário no Mac. Em alguns minutos, você receberá o pendrive para instalar o macOS.

Em seguida, se o Mac que você deseja formatar é o que você está usando, deixe o pendrive USB com o sistema operacional conectado ao computador e reinicie o sistema, clicando no menu Apple e depois no item “Reiniciar”.

Enquanto o Mac liga novamente, mantenha pressionada a tecla alt no teclado e aguarde o menu de seleção do dispositivo de inicialização aparecer.

Em seguida, clique duas vezes no ícone “Instalar macOS”, aguarde a tela com os utilitários do macOS aparecer e, como visto na etapa anterior, execute o procedimento de Recuperação: você precisa acessar o “Disck Utilities”, execute a formatação do disco rígido do Mac e inicie a instalação do sistema operacional.

Se a instalação do macOS parece travar em “um segundo restante”, indo no menu Apple > Disco de inicialização, feche a janela que se abre (escolhendo o item “Sair do disco de inicialização” no menu superior) e aguarde alguns segundos. O Mac deve reiniciar e retomar o procedimento de instalação do macOS normalmente. E pronto, o processo de formatação está realizado!

Total
2
Shares
Related Posts
Advertisment ad adsense adlogger