notícias, análise de produtos, dicas, tutoriais e apps

Como trocar de plano sem cancelar na operadora

Portabilidade numérica é solução para quem quer trocar de operadora e trocar de plano sem dor de cabeça

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Como trocar de plano sem cancelar na operadora

Portabilidade numérica é solução para quem quer trocar de operadora e trocar de plano sem dor de cabeça

Saber como trocar de plano sem cancelar na operadora é mais simples (e rápido) do que parece. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem regulamentações que protegem o consumidor nesse sentido. Afinal, ninguém quer ficar preso a uma operadora que não gosta e ainda ter que passar por muito burocracia para cancelar o plano.

Se você quer trocar o plano, mas não saber como fazer isso sem ter que passar horas no atendimento da empresa de telefonia, veja como fazer isso de forma rápida, nos tópicos a seguir.

Como trocar de plano?

O mercado de telecomunicações está cada vez mais acirrado e competitivo. Já existem mais celulares no país do que habitantes e a demanda por internet e planos de celulares completos não para de crescer.

Se você está pagando caro na sua conta, você pode escolher o melhor plano comparando ofertas de telefonia da região. Assim fica mais fácil fazer a alteração. Vale lembrar que trocar de plano na operadora em que você já é cliente é simples  — especialmente se a ideia é migrar para uma oferta “maior”. Mas quando falamos de mudar de operadora, a conversa muda de lugar e o processo é diferente.

Quando o cliente não quer nem saber da empresa de telefonia que o atende atualmente, dá para fazer isso diretamente na operadora do qual quer contratar uma oferta. O passo a passo de como trocar de plano sem cancelar na operadora é chamado de portabilidade.

Portabilidade: como funciona e quais os tipos?

A portabilidade existe há mais de dez anos. Apesar disso, muitos consumidores ainda não sabem exatamente como fazê-la.  A resolução nº 460/2007, da Anatel, garante ao consumidor o direito de mudar de operadora quando quiser. Conheça os principais tipos e como funciona cada um:

Portabilidade de endereço

A portabilidade de endereço acontece quando o cliente muda de endereço, mas quer manter o mesmo número. Pode ser na própria operadora ou em outra.

Só é possível fazer a portabilidade de endereço, mantendo o número, se a nova localidade do cliente estiver em uma região com o mesmo DDD. O cliente deve entrar em contato com a prestadora de serviço para solicitar a alteração.

Portabilidade de plano

Aqui, estamos falando apenas de uma mudança simples de plano. Por exemplo, quando o cliente tem um Controle de R$ 50 por mês e migra para uma oferta de pós-pago com mais benefícios como acesso a mais aplicativos.

Portabilidade numérica ou de chip

A portabilidade numérica acontece quando o cliente muda de operadora mas deseja manter o mesmo número. É uma excelente opção para quem tem o mesmo contato há muito tempo, mas quer aproveitar uma oferta mais vantajosa em outra empresa de telefonia.

Basicamente, o cliente deve entrar em contato com a nova operadora, escolher o plano desejado e informar que deseja fazer a portabilidade numérica. A nova prestadora negocia o cancelamento da linha com a antiga, sem qualquer dor de cabeça para o cliente.

Quanto tempo demora para fazer portabilidade?

O prazo informado pelas empresas de telefonia varia de 3 a 5 dias úteis. Esse prazo é uma margem de segurança para as operadoras, já que o processo costuma ser concluído rapidamente.

Mas fique de olho. É possível ficar de 2 a 24 horas com o número fora do ar ou instável, enquanto a migração da linha é feita.

Como funciona a portabilidade em cada operadora?

Embora o funcionamento seja muito semelhante, existem formas diferentes de como trocar de como fazer portabilidade em cada operadora.

Como solicitar portabilidade na Oi?

Para migrar o número para a Oi, o cliente de ir a uma das lojas autorizadas da empresa, com RG ou CPF e comprovante de endereço — além do chip da antiga operadora — e solicitar a portabilidade para um plano controle ou pós-pago.

Também é possível fazer isso enviando um SMS para 27531 e seguir o passo a passo das mensagens que serão enviadas a seguir. Quem deseja uma oferta do pré-pago, deve adquirir um chip da Oi e enviar SMS para o mesmo número.

Como solicitar portabilidade na Vivo?

motorola one action

Solicitar portabilidade na Vivo também é fácil. O primeiro passo é adquirir um chip da Vivo, que, após a portabilidade, vai ficar com seu número atual.

Acesse o site da Vivo, escolha o plano desejado. Clique em “Assine já” e, depois, em “Manter meu número”. Agora é só concluir o processo e pronto! Mesmo número em uma operadora nova.

Como solicitar portabilidade na TIM?

Para mudar seu número para a TIM, basta comprar um novo chip e entrar em contato com a operadora, no *144 ou #222, e informar CPF, RG, Nome e plano para o qual deseja fazer a migração.

Se preferir, envie SMS com a palavra MANTER para 4441. Responda a mensagem que será enviada com o número atual (com DDD) e aguarde a confirmação.

Como solicitar portabilidade na Claro?

Quem deseja fazer a portabilidade numérica para a Claro deve ligar para o número 1052, informar nome e CPF do titular da conta e o número que será migrado. Siga as instruções para concluir a portabilidade. Você também pode ir até uma das lojas da operadora, com documentação em mãos.

Como solicitar portabilidade na Nextel?

O processo de portabilidade na Nextel é muito parecido. Entre em contato pelo número 1050 e solicite a migração ou acesse o site da empresa para escolher o plano e informar que deseja manter o número atual.

Perguntas frequentes

Ainda tem dúvidas sobre o processo? Entenda as questões mais importantes.

A portabilidade numérica é paga?

O processo de portabilidade é um direito do consumidor. Mas as operadoras estão autorizadas a cobrar taxas por esse serviço.

Preciso pagar alguma coisa para a operadora atual?

Se o cliente possui um plano com cláusulas de fidelidade, ele está sujeito ao pagamento de multas, caso o contrato seja encerrado antes do prazo acordado.

Preciso cancelar o plano com a operadora atual?

Ao solicitar a portabilidade, não é necessário cancelar o plano antigo. As próprias operadoras resolvem essa questão.

Quantas vezes o cliente pode pedir portabilidade?

Não existe um número limite, mas o cliente deve ficar atento aos prazos do contrato, antes de solicitar nova portabilidade. Também é possível negociar com a operadora atual, para tentar um plano mais atrativo.

É possível desistir da portabilidade?

Analisou toda as condições e desistiu da portabilidade? É possível cancelar a solicitação em até dois dias após a abertura do processo de portabilidade.

Gostou do conteúdo? Leia mais artigos da Mobitecno!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais