memoria ram de desktop

Memória ram: tudo o que você precisa saber

Enquanto seu SSD é responsável por armazenamentos permanentes, a memória RAM serve para armazenar temporariamente alguns dados.

Ela guarda a informação necessária para aquele momento para intensificar a agilidade no processamento de dados. Isso significa que assim que você desliga seu notebook, todo o conteúdo da memoria RAM desaparece.

memória ram de desktop

 

E você sabe o que é Dual Channel, frequência e latência nos módulos de memória?

 

Utilizar a Memória RAM em Dual Channel melhora sua experiência, porque ela duplica o fluxo de transmissão de informações e consequentemente diminui o tempo de determinadas operações. Para ilustrar esse conceito, vamos imaginar um funil por onde entram os dados a serem executados, ao chegarem na controladora de memória e na memória em si, eles passam por um fino gargalo.

O Dual Channel provê mais um caminho para os dados chegarem até o processador, e a controladora de memória do sistema cuida para que o caminho inverso também seja duplicado.

DUAL CHANNELl

 

Quando se habilita o dual channel, nós dobramos essa estrada, e agora a controladora de memória pode controlar o dobro da informação.

A frequência é a capacidade de fazer algo por segundo, medido por Hz. Quanto mais alta a frequência, mais performance. Mas vale ressaltar que só vai trabalhar até a frequência que a placa mãe e processador de seu equipamento dê suporte.

 

Já a latência é a quantidade de tempo que um módulo demora para acessar seu próprio hardware e levar esses dados para o processador. Quanto menor a latência do módulo, melhor.

Tá, mas quanto de memória eu preciso?

Quando se trata de adicionar memória em seu notebook, a regra geral é quanto mais, melhor. Usuários mais exigentes e que desejam a máxima performance em suas tarefas precisam de mais memória. Ter esse espaço de sobra agiliza o processamento de seu notebook. Dependendo do software que você utilizar, o sistema requer uma grande quantidade de RAM para rodar os processamentos gráficos com rapidez.

 

 

Como identificar se a quantidade de memória está sendo suficiente para suas tarefas?

 

Existem 3 formas de abrir o gerenciador de tarefas afim de medir o uso de sua memória RAM.

  • Ir na barra de pesquisa do Windows e buscar por Gerenciador de tarefas.
  • Pressionar simultaneamente as teclas “Ctrl + Shit + Esc” e o Gerenciador de Tarefas é aberto automaticamente
  • Pressionar “Ctrl + Alt + Del” e na tela seguinte, selecionar Gerenciador de Tarefas,
  • Clicar com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas e selecionar Gerenciador de Tarefas.

Ao abrir o programa, vá na aba Desempenho e clique em Memória, e tenha informações sobre a capacidade atual de memória, quantidade de módulos, frequência e a porcentagem de uso durante suas aplicações.

2022 02 03 11h08 21

Viu como é fácil descobrir a capacidade ideal de memória para suas tarefas? Ahh, lembre-se de manter a manutenção preventiva de seu equipamento sempre em dia também, pois ela reduz travamentos, lentidões, possíveis perdas de componentes devido a oxidação e sobreaquecimento.

Total
1
Shares
Related Posts
Advertisment ad adsense adlogger