HomeXboxXbox one ligado o tempo todo? aprenda a cuidar do seu Xbox

Xbox one ligado o tempo todo? aprenda a cuidar do seu Xbox

xbox one controle preto

No caso do primeiro modelo do Xbox One : é o Xbox One que não liga, liga e desliga, erros ao instalar atualizações e jogos, controles que só piscam o botão “X” e desligam, etc.

Olá, jovens! Corriqueiramente, observo nos grupos relacionados ao Xbox, pessoas que tiveram
problemas, seja com o console ou algum acessório (como controles ou fonte de alimentação)

 

Pensando nisso e em compartilhar conhecimento, resolvi escrever este pequeno guia a fim de ajudá-los a preservar o seu tão amado (e caro) game.

Sou formado como técnico em eletrônica pela FAETEC Quintino/RJ e Eletricista Predial pelo SENAI/
RJ e trabalho como TI (técnico em informática) há, pelo menos 15 anos na área.

Espero que este guia sirva para sanar uma parcela das dúvidas e os ajude a ter sempre o seu Xbox pronto para jogar (Xbox One ligado)

O Xbox series S chegou compre o seu aqui

Geralmente os links listados aqui são de programas de afiliados e que posso ganhar uma comissão se você realizar uma compra através do link. Isso não influencia minha opinião, você não paga mais por isso fique tranquilo e ajuda o site e o canal a produzir mais conteúdos e melhor.

Let’s go!

● As 3 principais causas de defeitos no Xbox One, S e X

A maioria dos defeitos apresentados pelo Xbox One, S e X originam-se de 3 causas: sobreaquecimento, stand by e disco rígido (ou HD).

Nos tópicos seguintes, descreverei como e quando cada fonte de problema afeta o seu console e como evitá-los.

● Mantenha o seu Xbox limpo e em área arejada e bem ventilada

Todos os aparelhos eletrônicos dissipam uma certa quantidade de calor, seja ela em pequena ou grande escala.

Para preservar o correto e bom funcionamento, devemos manter o equipamento dentro de uma faixa tolerável de temperatura.

Tendo em mente que os componentes eletrônicos que formam os circuitos, são diretamente afetados caso haja o superaquecimento do sistema do qual fazem parte, provocando perda de desempenho ou mesmo mau funcionamento, gerando falhas.

As dicas a seguir já fazem parte do cotidiano dos grupos e fóruns sobre o Xbox (PC e consoles no geral), entretanto, vamos listá-las e reforçá-las:

• Escolha um local de sua estante ou hack que facilite a ventilação do console e da fonte de alimentação externa, no caso do primeiro modelo do Xbox One;

• Não coloque objetos e adesivos em quaisquer partes do Xbox onde haja saída de ventilação;

• Evite a utilização de adesivos ou “envelopamento” no seu console, pois são fontes de retenção de calor no chassi (“gabinete”) do Xbox;

• Cuidado com locais cujo ambiente seja dotado de muita poeira, pois isso facilitará o acúmulo demasiado de sujeira dentro do Xbox e em suas saídas de ventilação, aumentando consideravelmente sua temperatura interna.

Os sintomas causados por este problema, vão desde congelamentos da imagem a desligamentos
repentinos do Xbox e até mesmo perda de desempenho nos jogos, causando quedas de frame rate (FPS).

Caso o seu console já esteja sobreaquecendo devido ao acúmulo de sujeiras e poeiras, envie-o a uma assistência técnica profissional para a correta limpeza e higienização do aparelho.

● Não use o “Modo Inicialização imediata” do Xbox One

xbox one s

Sim, eu sei que é bem incômodo esperar a inicialização completa do Xbox One – que demora um tempo considerável – porém, este modo exige que o console fique conectado à tomada de energia elétrica todo o tempo, ficando em stand by.

Se a instalação elétrica de sua residência não estiver adequada às Normas Brasileiras sobre instalações elétricas, ou seja, feita com o correto dimensionamento dos circuitos elétricos, com protetor(es) contra surtos de energia DPS, aterramento elétrico, entre outros.

Precisando renovar sua assinatura do Xbox live ou gamepass ultimate? Aqui tem oferta

Deixar o Xbox e demais aparelhos eletrônicos ligados às tomadas de energia, mesmo não estando em uso, torna-se um problema e um dos grandes causadores de defeitos em consoles de videogame e equipamentos eletrônicos no geral.

A rede de distribuição de energia elétrica no Brasil é muito problemática devido a diversos fatores, além do fato de inúmeras regiões do país sofrerem de grande incidência de descargas elétricas atmosféricas (raios, trovões), afetando diretamente a qualidade da energia elétrica entregue nas nossas
casas.

A maioria dos equipamentos eletrônicos são dotados de um circuito de “stand by”, ou seja, mesmo fora de funcionamento, mas conectados à tomada de energia, ficam em um modo de espera para que, ao ligá-lo no botão liga/desliga, entrem rapidamente em funcionamento.

É aí que mora o grande problema: mesmo que o seu Xbox esteja desligado, mas conectado à tomada, qualquer surto de energia vindo da rede elétrica poderá danificá-lo. Pois tanto a fonte interna ou externa do Xbox, quanto à sua placa lógica, estão conectados pelo circuito de stand by e ele está constantemente energizado mesmo com o console fora de operação (desligado).

Portanto, se a sua residência não possui protetores de surtos de energia DPS instalados no quadro de distribuição elétrico (dentre outras proteções) e o correto aterramento elétrico.

MANTENHA O SEU XBOX ONE FORA DA TOMADA DE ENERGIA QUANDO NÃO ESTIVER JOGANDO OU FAZENDO DOWNLOAD!

Isso também serve para outros aparelhos eletrônicos que são sensíveis a surtos de energia elétrica, como TVs, computadores, aparelhos de som, etc.

xbox-one-tv-samsung

Além disso, o uso de estabilizadores de energia, de qualquer natureza, é desaconselhado.

Estes são prejudiciais ao funcionamento das “fontes de alimentação chaveadas” que fornecem a alimentação elétrica aos aparelhos eletrônicos modernos.

Utilize os chamados filtros de linha/protetores elétricos de boa qualidade (iClamp, Upsai, entre outros), pois possuem protetores contra surtos de energia e filtragem para entregar uma energia limpa e sem variações (ruídos elétricos) na saída que alimentará os seus equipamentos eletrônicos.

Outra dica é, durante tempestades com incidência de raios e trovões, caso a rede de internet do seu Xbox seja feita por cabo, RETIRE O CABO TELEFÔNICO DO MODEM ou utilize-o conectado a uma régua de proteção elétrica com protetor para linha telefônica.

Pois descargas elétricas também incidem sobre a rede de telefonia fixa, “queimando” o que estiver pela frente, desde o modem até computadores e consoles de videogame conectados por cabos de rede.

● Falhas durante uma atualização de sistema? Erros ao instalar os jogos? Seu disco rígido
(HD) pode e deve estar com problemas

Também é comum o Xbox One apresentar falhas não relacionadas à conexão de internet durante a instalação de atualizações de sistema, que podem ou não serem resolvidas através de um reset para as configurações de fábrica ou a instalação via pen drive do system update.

Se o problema persistir, tudo indica que o HD do Xbox está apresentando defeito, pois todos os arquivos relacionados ao sistema, jogos, apps, etc são gravados no disco rígido.

E qualquer falha na escrita e/ou leitura neste dispositivo, gerará falhas específicas, como impedimento de realizar a atualização de sistema, erros durante a instalação de jogos, travamentos, entre outros.

Neste caso, somente a substituição do HD resolverá o problema.

Como evitar que o disco rígido (HD) do Xbox One apresente defeito?

Primeiramente, seguindo as dicas citadas do tópico anterior; e não deixando o console sofrer quedas e choques mecânicos (como batidas, colisões); não desligar abruptamente o seu Xbox da energia enquanto este estiver ligado.

● Uso correto do controle sem fio do Xbox

xbox-one-controle-preto

Sim e isso é muito importante para preservar a vida útil do seu controle. Vejo muitas pessoas fazerem adaptações mirabolantes para que sua jogatina não seja interrompida, porém, do ponto de vista elétrico e eletrônico, você está, literalmente, matando aos poucos o seu controle.

O uso de carregadores de celular, longos cabos USB não originais e fora de especificação, pack de bateria recarregável de baixa qualidade SÃO EXTREMAMENTE DESACONSELHADOS.

O controle sem fio do Xbox foi projetado para funcionar alimentado por pilhas, cujas características elétricas provém uma energia limpa e com corrente elétrica constante.

O uso de outro artifício que não o oficial, faz com que o correto funcionamento do dispositivo entre em desequilíbrio.

Diferente da tecnologia empregada nos controles de videogames da época, que era simples e menos sensível em termos elétricos, os controles dos consoles de videogames modernos empregam alta tecnologia em sua construção e possuem circuitos muito sensíveis à variações elétricas, como semicondutores, processador (CPU), memória flash.

Carregadores de celular e longos cabos USB de má qualidade, por vezes fornecem energia inadequada à placa de circuito do controle sem fio, com variações e ripples elétricos (ruídos), reduzindo a vida útil do controle e seus componentes eletrônicos.

Portanto, aconselha-se a utilizar as famigeradas pilhas alcalinas ou recarregáveis (de preferência, de marcas conceituadas como Duracell ,Sony, Eneloop, entre outras importadas) ou acessórios originais Microsoft ou de fabricantes certificados (extensão USB, pack de bateria).

Além disso, é claro, nunca deixe o seu controle sem fio cair no chão!

● Conclusão

Seguindo todas essas dicas, o seu Xbox One terá vida-longa e evitará prejuízos financeiros futuros decorrentes da quebra do seu console e acessórios.

Tive desde o primeiro Xbox fabricado pela Microsoft (o famoso “caixote”) até o mais recente console, o Xbox One S, e nunca perdi um console ou acessório seguindo todas essas informações.

Eu era o tipo de pessoa que jogava mais de 8 horas por dia (risos)!

Todo esse guia foi baseado no conhecimento de anos de profissão e estudos na área de informática, eletrônica e elétrica.

Por Fábio Castro (Fábio Castro é té33cnico em eletrônica e fã de games nas horas vagas)

Thiago Paivahttps://www.mobitecno.com.br/
Publicitário amante da #tecnologia, jogador de #games antigos, viciado em #música e vidrado em séries!
para você

para você